ACOtech

A importância de um Sistema ERP na gestão de Negócios.

O que é um ERP?

O termo ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning e significa, sistema integrado de gestão empresarial. Os sistemas ERP, é uma ferramenta indispensável para o empreendedor atual, que deseja uma gestão com indicadores atualizados e otimizada em tempo real que promovam o planejamento e crescimento do negócio, de grande, médio e pequeno porte.

Qual a função de um ERP em uma empresa?

Sua função tem como objetivo eliminar os processos manuais e diminuir o tempo de execução das tarefas diárias da empresa, além de armazenar os dados gerados em todas as áreas da empresa, que servirão para informações futuras e auxiliarão na tomada de decisão mais assertivas de acordo com os dados coletados.

Os benefícios que um ERP trás para uma empresa e seus clientes?

Para a empresa; seus benefícios abrange toda a empresa desde o recebimento de mercadorias onde é possível baixar e armazenar os documentos fiscais e realizar o cadastro de forma organizada por categoria e localização dos produtos no seu estoque, otimizando balancetes futuros, para uma apuração rápida do estoque.

Para os clientes; organização das seções na área de venda facilitando aos clientes a busca dos produtos e suas informações. Redução da fila e no tempo até o checkout, possibilitando uma excelente experiencia ao cliente na loja.

Quais são as empresas e seguimentos que precisam de um ERP?

A resposta para essa pergunta são todas, como já dito a cima, o sistema ERP possui muitas funções que auxiliam em todas as áreas do negócio.

Como por exemplo:

1 – Melhoria na gestão de produtos, de acordo com as preferências dos seus clientes, evitando a quebra de estoque e desperdícios.

2 – Melhoria na negociação de compras com seus fornecedores, onde através de relatórios você é capaz de identificar de forma clara e rápida o que realmente vende e o que fica parado em seu estoque, priorizando sua curva ABC.

 3 – Integração centralizada, trabalhando todos os dados e processos do negócio, otimizando tarefas como atualização de preços, impressão de etiquetas de produtos, envio de carga para balanças com atualização dos produtos pesados etc.

4 – Controle e gestão total de gastos.